Cravo-da-Índia
O cravo-da-índia (Syzygium aromaticum L.) é produzido por uma árvore de grande porte, que pode atingir até 15 metros de altura e durar mais de cem anos. Seu sabor é intenso e o cheiro muito característico, tornando-se facilmente reconhecível em qualquer receita, seja ela doce ou salgada.
Nativo da Indonésia, o cravo é digestivo, anti-inflamatório, cicatrizante e analgésico. Combina com outros condimentos fortes, como gengibre e pimenta, e faz uma ótima dupla com a canela. É uma das principais especiarias da culinária indiana, e também está presente na gastronomia brasileira, onde seu cultivo se concentra no sul da Bahia.
Onde encontrar: Supermercados, mercados, internet, lojas especializadas em produtos naturais, entrepostos municipais e feiras livres.
A receita: A ambrosia, doce que tem a origem discutível – para uns, é português, para outros, espanhol – é bastante comum no Brasil, especialmente em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. Na receita original, o doce tem a cor amarela; mas ao alterar o modo de preparo é possível fazer uma ambrosia de doce de leite, como esta que indicamos para harmonizar com a Petra Stark Bier. Em ambas as receitas, o cravo é fundamental para realçar o sabor.
Ambrosia de Doce de Leite
Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 2 xícaras de açúcar
- 6 ovos inteiros
- 1 pau de canela
- 5 cravos da índia
- Suco de 1 limão pequeno
Modo de Preparo:
Numa panela coloque meia xícara de açúcar, os cravos e a canela. Acenda o fogo e deixe caramelizar. Essa é a parte mais importante da receita, porque vai dar a coloração particular ao doce, diferente da ambrosia original. Mexa bem e quando começar a ficar dourado adicione o leite, aos poucos, dando o ponto do doce de leite. Vá mexendo para soltar todo o açúcar do fundo da panela. Quando soltar todo o açúcar, o leite vai estar moreninho. Acrescente o restante do açúcar e o suco de um limão peneirado. Abaixe o fogo. Numa vasilha coloque os ovos e estoure as gemas (não é para bater). Coloque os ovos na panela do doce, aumente o fogo e vá mexendo devagar até integrar todos os ovos a mistura. Abaixe o fogo de novo e deixe secar, vá mexendo de vez em quando. Depois de 20 minutos ficará com a textura ideal. Leve a geladeira para esfriar. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.
Nossa harmonização: Para contrastar com o sabor do doce, optamos pela harmonização com a Petra Stark Bier, uma cerveja de amargor médio, encorpada e de puro malte.
Receita: blog Gostoso.Co (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias