Alho
Natural da Ásia, o alho é uma especiaria usada como tempero e também como remédio natural. Para todas as culturas, seja a indiana, a egípcia, a grega, a hebraica, a russa ou a chinesa, o alho é um elemento culinário quase tão importante quanto o sal.
Os dentes de alho podem ser usados inteiros, amassados ou em lâminas, dependendo da intensidade de aroma e sabor que se queira dar ao prato.
Ao refogar o alho em óleo ou azeite de oliva é importante não dourar muito, para evitar que fique amargo. É o tempero favorito das donas de casa, e indispensável em diversas receitas, desde as mais simples às sofisticadas.
Onde encontrar: Em grandes redes de supermercados, mercados, pequenos empórios, entrepostos municipais e feiras livres.
A receita: O termo ragu é de origem francesa – vem de ragoût, que pode ser traduzido como ensopado. Na Itália, o ragu é considerado um dos molhos mais nobres, preparado tradicionalmente a base de carne cozida. Na culinária brasileira é bastante utilizado, principalmente em São Paulo, pela colônia italiana. Indicamos uma receita de massa com ragu de pato, onde a presença do alho é fundamental para deixar o sabor mais intenso. Por isso, a sugestão de harmonização é com uma cerveja forte como a Petra Bock.
Strascinati ao Ragu de Pato
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 dente de alho assado
- 1 colher de sopa de cebola picada
- 200 gramas de pato assado
- 2 colheres de sopa de molho de carne
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- 20 gramas de tomate seco
- 20 gramas de berinjela
- 1 colher de sopa de salsinha
- Rúcula a gosto
- 1/2 tomate picado
- 1 pitada de pimenta calabresa
- Sal a gosto
- 100 gramas de massa strascinati (ou qualquer massa fresca de sua preferência)
Modo de Preparo:
Asse o pato e, dois minutos antes do final do seu cozimento no forno, coloque o alho. Em uma frigideira, adicione o azeite, o alho (já assado), a cebola e deixe dourar. Em seguida, acrescente o pato assado e desfiado, os molhos de carne e de tomate, e o tomate seco. Deixe secar um pouco, mexendo de vez em quando. Adicione a berinjela picada, a salsinha, as folhas de rúcula limpas, o tomate maduro, a pimenta calabresa e mexa com delicadeza, apenas para agregar os ingredientes. Acerte o sal. Cozinhe a massa fresca seguindo as instruções do fabricante. Sirva imediatamente em um prato ou travessa dispondo o molho por cima.
Nossa harmonização: A receita prioriza um molho encorpado, que tem o alho como destaque entre seus temperos. Para harmonizar, sugerimos a Petra Bock, uma cerveja forte e densa, que combina com a potência deste prato.
Receita: site Comidas e Bebidas (com alterações)
Com informações de: Armazém das Especiarias