Chimichurri
O chimichurri é uma mistura de especiarias que forma um molho verde, usado especialmente na Argentina e no Uruguai, como acompanhamento de carnes grelhadas. É composto por salsinha e alho picados, azeite, orégano e vinagre de vinho tinto ou branco. Podem ser usados também tomilho, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão e vinagrete. Estes ingredientes podem ser acrescentados de acordo com a criatividade dos cozinheiros, que muitas vezes utilizam os produtos disponíveis para incrementar o molho.
O chimichurri pode ser usado como marinada, ou seja, quando se deixa a carne de molho antes de fazer o churrasco. Ele também é utilizado para temperar a carne enquanto está sendo assada, e ainda dá aquele toque especial depois que ela está pronta. Cada vez mais apreciado na gastronomia latino-americana, ele vem ganhando versões mais fortes, com a substituição da salsinha por coentro; e outras mais delicadas, como o manjericão no lugar do orégano.
Onde encontrar: Supermercados, mercados, internet, lojas especializadas e entrepostos municipais.
A receita: O chimichurri é usado em carnes grelhadas e churrascos, e não pode faltar na mesa de argentinos e uruguaios. Indicamos uma receita de maminha, uma carne nobre que tem seu sabor realçado graças a esse mix de especiarias. Para harmonizar, o sabor também marcante da autêntica puro malte Petra Aurum.
Maminha ao Molho Chimichurri
Ingredientes
Para o molho chimichurri
- Meio ramo de salsinha
- Tomilho fresco (mais ou menos uma colher de sopa)
- Orégano fresco (mais ou menos uma colher de sopa)
- 3 dentes de alho
- 1 colher de chá de pimenta vermelha em flocos (opcional)
- 1 colher de chá de cominho
- ¼ xícara de vinagre de vinho tinto
- Suco de um limão
- ½ xícara de azeite
- Uma pitada de sal
- Pimenta-do-reino a gosto
Para o filé
- 700g de filé de maminha (ou fraldinha)
- Sal grosso
- Pimenta-do-reino
Modo de Preparo
- Num processador, misture e a salsinha, o orégano e o tomilho até tudo estar picadinho.
- Adicione o alho e pulse mais algumas vezes até ficar picado e misturado com as ervas.
- Transfira a mistura para uma tigela e adicione o sal, a pimenta vermelha em flocos, o cominho, o suco de limão, o vinagre e o azeite. Misture tudo e seu molho chimichurri esta pronto.
- Pré aqueça seu forno a 200 graus.
- Tempere seu filé com sal e pimenta nos dois lados. Numa frigideira de ferro fundido, aqueça o azeite em fogo alto bem quente, quase soltando fumaça.
- Sele a carne por cinco minutos em cada lado ou até dourar. Transfira a frigideira com a carne para o forno e termine de cozinhar lá dentro, por cinco minutos (ou mais, se você quiser sua carne bem passada).
- Deixe o filé descansar por uns 20 minutos antessala e fatiar.
- Sirva seu filé com o molho chimichurri.
Nossa harmonização: O sabor suave, mas marcante, do molho chimichurri faz uma harmonização por semelhança com a Petra Aurum, cerveja puro malte encorpada com agradável aroma de lúpulo. A maminha, uma carne nobre de muita suculência, também harmoniza perfeitamente com a Petra Aurum.
Receita: site Olivia Cuisine
Com informações de: Armazém das Especiarias