De onde vem o malte que vai para sua cerveja

Você sabia que o Brasil não produz toda a cevada necessária para a produção nacional de cerveja? Por isso, é preciso ter atenção para o grão que é importado dos países vizinhos: deve ser feito um blend (mistura) com as diferentes cevadas, para ter o malte necessário.

E por que a cevada precisa ser maltada? Ao passar pela malteação, a cevada libera sua alta carga enzimática, e isso modifica as substâncias de reserva do grão, dissolve-as.

Vale lembrar que existem diversos tipos de malte, inclusive daqueles feitos apenas a partir da cevada. Porém, no Brasil, a base costuma ser o tipo Pilsen. Para a produção de diferentes tipos de maltes é necessário não só secar o grão, mas também tostá-lo ou torrá-lo, de acordo com as características que o mestre-cervejeiro busca.

Tudo isso faz com que existam maltes de diferentes cores, aromas e sabores. Eles  podem ser usados para cervejas de estilos como Vienna Lager, Red Ale, Pale Ale, IPA, Stout, e quantas mais a gente possa imaginar. Essas  torras podem ter características sensoriais que lembram café, cacau, chocolate, caramelo, e muitos outros.

Fonte: G1

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Cerveja Petra

PARA ACESSAR O SiTE, VOCÊ PRECiSAR SER MAiOR DE 18 ANOS

DIGITE O ANO DE NASCIMENTO

Cerveja Petra

Obrigado!