A Cerveja na Era Moderna
Já vimos aqui como foi a chegada da cerveja no Novo Mundo – era assim que se chamavam as Américas do Norte, Central e do Sul naquela época. Avançando um pouco mais na história, chegamos ao século 17, período em que apareceram muitos tipos diferentes de cervejas.
Essa variedade acontecia porque cada cerveja era definida pelos diversos ingredientes utlizados para fazê-la. Outro fator determinante era a qualidade da água presente na sua fabricação. Cada aldeia, vila ou cidade tinha a sua própria produção da bebida, e isso acontecia porque não existiam formas de preservar as propriedades naturais da cerveja.
Esta situação mudou completamente no final do século 18, quando ocorreu a Revolução Francesa. Além de ter causado o fim das atividades dos produtores de cerveja, a Revolução Francesa também destruiu muitos mosteiros e abadias, o que causou o desaparecimento de muitos centros produtores de cerveja de qualidade.
Porém, com a ascensão de Napoleão, começou uma lenta retomada da fabricação da bebida, embora a maioria dos monges e abades, que um dia foram os principais investidores e produtores de cerveja, nunca mais tenham voltado a essa atividade.
Com informações do site Cervejas do Mundo