As primeiras cervejas
Não é tarefa fácil determinar em que período foi produzida a primeira cerveja. Historiadores acreditam que produzir cerveja é um processo tão antigo como a agricultura. Sabemos que o homem conhece todos os métodos para fazer a fermentação há mais de 10 mil anos. Desde então, foi produzida, ainda que em pequenas quantidades, as primeiras bebidas alcoólicas. Especula-se que a cerveja tenha sido descoberta acidentalmente, provavelmente fruto da fermentação não induzida de algum cereal.
Diversos estudos arqueológicos realizados na região do Nilo Azul, atual Sudão, comprovam que, cerca de 7000 a.C., os povos locais produziam uma bebida a partir de sorgo, que seria semelhante à nossa cerveja. Já foram realizadas diversas análises químicas em campos arqueológicos, especificamente em depósitos residuais de um pote recolhido em um neolítico iraniano, com data de 5500 a.C.. No local, foram encontrados resíduos de bebidas alcoólicas e, sim, a cerveja também fazia parte dessa descoberta.
No entanto, a prova arqueológica mais concreta que temos vem da Mesopotâmia, da civilização da Suméria (hoje sul do Iraque). São inscrições feitas em uma pedra, relativas a um cereal que se utilizava em algo parecido à produção de cerveja. Também desta civilização foi encontrada uma placa de barro, recolhida em Tepe Gawra (atualmente noroeste do Iraque), e datada de cerca de 4000 a.C.. Na placa, é possível ver duas figuras que bebem em um pote, e os arqueólogos afirmam que o líquido é a cerveja. Eles chegaram a essa conclusão porque as figuras aspiram a bebida com longas palhas, modo tradicionalmente usado para evitar a ingestão dos resíduos de cereal.
Com informações do site Cervejas no Mundo