Os lúpulos mais populares
Existem mais de 100 variedades de lúpulo e cada uma tem suas características próprias, conferindo mais ou menos amargor, sabores e aromas cítricos ou herbais à cerveja. Essa grande variedade permite que o cervejeiro determine qual o tipo de lúpulo é o mais adequado às suas necessidades. Vamos conhecer alguns dos lúpulos mais populares e mais usados na produção das cervejas.
Saaz – É o lúpulo mais clássico, e considerado um dos quatro nobres. Ele é o responsável pelo amargor picante das pilsners tradicionaisl. Possui aroma terroso inconfundível e seu amargor é suave.
Columbus – Também conhecido como Tomahawk, é um tipo de lúpulo com ótimo perfil aromático, levemente amadeirado, cítrico e com notas picantes. É considerado o mais indicado para a fabricação do tipo single-hopped em IPAs.
Citra – É o lúpulo que provoca uma sensação cítrica na boca.
Sorachi – É o lúpulo japonês, conhecido por sua intensa carga de raspas de limão e erva-cidreira.
Cascade – É um dos lúpulos mais cítricos disponíveis para a fabricação de cerveja. Ele é picante e floral, e pode ser apreciado em cervejas pale ales, sejam as americanas ou as IPAs.
Centennial – Lúpulo de variedade americana, originário de um cruzamento entre a variedade feminina Brewer’s Gold e um macho USDA. Feito em 1974, só foi oficialmente lançado em 1990. Possui fortes aromas cítricos, por isso é chamado de “Super Cascade”, em referência ao lúpulo Cascade.
Equinox – É um lúpulo americano com aromas cítricos e herbais, mais especificamente aromas de limão, lima, mamão, maçã, frutas vermelhas, pinho e pimenta verde. É considerado um lúpulo ideal para dry hopping.
Com informações do site Clube do Malte