Pimenta-Caiena
Considerada uma das pimentas mais ardidas, a pimenta-caiena é vermelha e tem sabor tão picante quanto a malagueta e a thai. Por isso, deve ser usada com cautela em receitas, pois uma pimenta já é o suficiente para dar um sabor extremamente forte ao prato. Natural das Américas, seu nome veio da cidade de Cayenne, na Guiana Francesa, sendo levada para a Europa por várias expedições.
Suas aplicações terapêuticas e culinárias crescem diariamente, e ela é bastante usada em países como Índia, Tailândia, Estados Unidos, México, China e também no Brasil, sendo considerada um ingrediente indispensável para receitas saudáveis. Seu sabor picante pode ser apreciado em carnes fortes, peixes, legumes e aves, e também no preparo de molhos.
Onde encontrar: Em grandes redes de supermercado, feiras, lojas de especiarias, sacolões, entrepostos municipais e mercados.
A receita: Clássico e fresco, o spaghetti com frutos do mar é típico das cidades litorâneas. Para que fique ainda mais gostoso, sugerimos uma receita em que o molho tem como base a Petra Weiss Bier e a pimenta-caiena, que trazem um toque especial e marcante ao prato. Para harmonizar, a mesma Petra Weiss Bier usada na receita.
Spaghetti com Frutos do Mar
Ingredientes:
- 200 gramas de spaghetti (pode substituir por talharim)
- 3 tentáculos de polvo
- 2 lulas limpas e cortadas em anéis
- 10 camarões cinza limpos e sem casca
- 2/3 copo de cerveja Petra Weiss Bier
- ½ cebola
- ½ xícara de salsinha picada
- 3 dentes de alho espremidos
- 1 limão
- 1 pimenta caiena sem semente
- Manteiga
- Sal a gosto
Modo de Preparo:
Lave o polvo com água corrente e bata seus tentáculos contra uma superfície lisa (pode ser a bancada da pia) para soltar grãos de areia que eventualmente estejam nas cavidades. Lave novamente em água corrente. Acomode-o numa panela junto com ½ cebola, tampe e coloque em fogo médio. Deixe cozinhar por 30 a 40 minutos. A cebola e o polvo soltarão água suficiente para o cozimento, mas, se precisar, acrescente água. Retire do fogo quando estiver macio e só então acrescente um pouquinho de sal. Coloque-o num prato e deixe esfriar.
Tempere a lula e os camarões com o limão. Em uma panela, coloque uma colher de manteiga e quando ela estiver derretida, acrescente os camarões. Quatro minutos serão suficientes para que eles fiquem bem rosados; na metade desse tempo vire-os para que cozinhem por igual. Salpique um pouco de sal e reserve-os. Volte com a panela para o fogo, coloque mais uma colher de manteiga e quando derreter junte os anéis de lula. Mais quatro minutos e uma pitada de sal. Reserve-as.
Coloque água para ferver com sal para cozinhar a massa. Enquanto a massa está cozinhando, pegue outra panela para fazer o molho. Coloque uma colher de manteiga, junte o alho espremido e a pimenta-caiena picada. Em seguida, coloque a cerveja, abaixe o fogo e deixe reduzir um pouco. Pegue umas colheradas da água que está cozinhando o macarrão e junte ao molho. Depois de apurado, acrescente o polvo, a lula e os camarões. Escorra a massa e coloque-a junto com o molho de frutos do mar ainda quente. Sirva na hora.
Nossa harmonização: Escolhemos a Petra Weiss Bier, uma cerveja clara de trigo com sabor suave e aroma frutado que, além de ser parte da receita como ingrediente, faz uma harmonia perfeita com a especiaria picante pimenta-caiena.
Fonte da Receita: site Diga Maria (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias